quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween na BE

A celebração do Halloween tem duas origens que no decurso da História se foram misturando:
Católica
No ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
Pagã
Alguns acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
No século V DC, na Irlanda Céltica, o Halloween marcava o fim oficial do verão (31 de outubro) e o início do ano novo. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. Celebrava-se também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação das suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Segundo uma das lendas de origem celta, os espíritos de todos os que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para os possuir e usar no ano seguinte. Os celtas acreditavam ser a única hipótese de vida após a morte. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e desfilavam ruidosamente em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
Os Romanos adotaram as práticas célticas mas, no primeiro século depois de Cristo, abandonaram-nas.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava, tornando-se conhecido como o Dia das Bruxas.


Esta é a abóbora do concurso Combien pèse le potiron?
E a nossa BE ficou assim decorada pelas mãos da professora Lucinda.









Alguns significados simbólicos
a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria
a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa.
a aranha - simboliza o destino; o fio que tecem as suas teias representa o meio, o suporte, para seguir em frente.
o morcego - simboliza a clarividência, pois veem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular.
 Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.
Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Sem comentários: