domingo, 29 de abril de 2012

Candidatura RBE


De 16 de dezembro de 2011 a 10 de fevereiro de 2012, decorreu a candidatura Ideias com Mérito (lançada em 2005), destinada às escolas já integradas no Programa RBE, com o objetivo de incentivar o trabalho das bibliotecas escolares que desenvolvem projetos de biblioteca, evidenciando práticas inovadoras, centradas no uso da informação e do conhecimento.
O projeto Aqui ninguém fica de fora!, elaborado pelos professores Margarida Ferreira, Susana Oliveira e Filipe Furtado, foi selecionado e apoiado, tendo sida atribuída uma verba de 5 mil euros ao agrupamento José Saraiva.


Descrição do projeto (excerto)
“ Com este projeto, pretendemos melhorar os serviços das bibliotecas do agrupamento, estendendo-os a todos os utilizadores, sem exceção. Os objetivos imediatos são responder às necessidades específicas dos alunos cegos ou com baixa visão do agrupamento e de outros alunos com NEEP (sobretudo os que apresentam limitações na área percetivo-auditiva e tátil), bem como constituir-se como centro de informação de apoio aos professores desta área. Pretende-se, ainda, que o agrupamento seja polo de recursos específicos nesta área para outras escolas da região. Finalmente, a aposta numa coleção em suporte áudio poderá ser uma mais-valia no âmbito da promoção da leitura para alunos NEEP (enquanto estratégia de abordagem multissensorial), alunos com pouca autonomia e/ou dificuldades na leitura, nomeadamente os que frequentam as turmas de Currículos Alternativos e Cursos de Educação e Formação.”

Sem comentários: