segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 de ABRIL - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor comemora-se hoje, a 23 de Abril. Desde 1995 que, por iniciativa da UNESCO, se celebra em todo o mundo o prazer da leitura. A UNESCO escolheu o dia 23 de Abril para festejar o livro por se tratar de uma data simbólica para a literatura mundial. Foi a 23 de Abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes. Neste mesmo dia também morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes. Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem, em troca, UM LIVRO. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.


Hoje, dia 23 de abril, a turma do 5º G foi à biblioteca da escola realizar uma atividade no âmbito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autior.
A professora Margarida projetou um texto sobre este dia e leu-nos um livro que se chama "A menina que detestava livros" de Manjusha Pawagi.
A atividade demorou 45m; o 5º G soube aproveitá-la muito bem e aprendeu factos muitos interessantes.
Vasco, nº 28

Sem comentários: