A biblioteca escolar da Cruz da Areia promove e desenvolve um conjunto diversificado de actividades, no sentido de permitir à escola, numa estreita colaboração com toda a comunidade educativa, o cumprimento de determinados objectivos, nomeadamente:
- Estimular nos alunos o prazer de ler, a curiosidade e o interesse pela cultura;
- Dotar a escola de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projectos;
- Desenvolver, nos alunos, competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos;
- Desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, em resposta a uma solicitação do professor ou por sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes;
- Associar a leitura, os livros e a frequência da biblioteca à ocupação lúdica e cultural dos tempos livres;
- Facultar recursos aos professores para planificarem as suas actividades de ensino e diversificarem as situações de aprendizagem;
- Adaptar a escola aos novos desafios colocados pela Sociedade do Conhecimento, dotando-a de um espaço onde podem ser acedidos equipamentos e recursos documentais característicos do novo paradigma – o paradigma digital.
- Apoiar a escola no seu funcionamento, criando condições à concretização das mudanças operadas na escola, nomeadamente a reestruturação das áreas curriculares, a criação da área de estudo acompanhado e a permanência dos alunos na escola para além das actividades lectivas – escola a tempo inteiro.
- Dotar a escola de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projectos;
- Desenvolver, nos alunos, competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos;
- Desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, em resposta a uma solicitação do professor ou por sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes;
- Associar a leitura, os livros e a frequência da biblioteca à ocupação lúdica e cultural dos tempos livres;
- Facultar recursos aos professores para planificarem as suas actividades de ensino e diversificarem as situações de aprendizagem;
- Adaptar a escola aos novos desafios colocados pela Sociedade do Conhecimento, dotando-a de um espaço onde podem ser acedidos equipamentos e recursos documentais característicos do novo paradigma – o paradigma digital.
- Apoiar a escola no seu funcionamento, criando condições à concretização das mudanças operadas na escola, nomeadamente a reestruturação das áreas curriculares, a criação da área de estudo acompanhado e a permanência dos alunos na escola para além das actividades lectivas – escola a tempo inteiro.
1 comentário:
Clara e bastante directa a tua explicação. Acho importante ajudar as pessoas, as directamente envolvidas e as simplemente curiosas, a reescrever as suas ideias sobre o papel das BEs actuais. Bom trabalho.
Graça Barão
Enviar um comentário