sexta-feira, 19 de abril de 2013

 
 
A escritora Maria de Lourdes Soares visitou, pela segunda da vez, os jardins de infância do agrupamento.
Confidenciou-me, a escritora, que gostou tanto de ter estado connosco da primeira vez, que estava desejosa de voltar a estar com todos nós.
 
E foi isso que aconteceu nos dias 11 e 12 de abril. Encontros, sorrisos, abraços, histórias, conversas, perguntas curiosas, livros e troca de mimos preencheram estes dois dias.
 
 
O momento mágico na biblioteca escolar da Cruz da Areia...
 
 
 

 
 
Nota: Maria de Lourdes Soares nasceu em Luanda, em 1942.
O Magistério, a Língua e Literatura Portuguesa e as Ciências Pedagógicas estão na esteira da sua notável acção em projectos de educação cultural, nomeadamente os que se prendem com a implementação e dinamização de Bibliotecas.
Foi professora do Ensino Básico com uma prática intercultural, pertenceu ao Movimento da Escola Moderna e integrou múltiplos projectos em Zonas de Intervenção Prioritária, com minorias étnicas e culturais. Desde sempre interessada nas áreas da Literatura Infanto-Juvenil e da Psicologia, foi autora de livros escolares e formadora de Professores, continuando a promover a animação do livro e da leitura, em todo o país.
Abandonou a carreira docente para se dedicar, a tempo inteiro, à escrita, aos livros e aos projectos com eles relacionados.
Da sua escrita, com “uma sonoridade e um ritmo que têm muito a ver com a força da terra africana”, destacam-se os livros:
Desabrochar
A Borboleta Leta (Prémio António Botto)
A Serra Lilás
A Cambalhota, A Flor do coração, A folha bailarina, A raíz sem medo, A semente sem sono, O caule sentinela e O Fruto da esperança (coleção Mãos Verdes)
Branca de Neve e Rosa Vermelha
Histórias de longe e de perto
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: