quarta-feira, 24 de abril de 2013

22 de abril - Dia da Terra na Cruz da Areia

O DIA da TERRA, que se comemora no dia 22 de abril, tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

O projeto educativo da nossa escola é precisamente este... Porque gostamos da Terra e nos preocupamos com ela. 

Assim, ao longo de várias semanas, lemos, na biblioteca e nas salas de aula, obras relacionadas com esta temática e, no dia 22 de abril, toda a escola se mobilizou na comemoração deste dia através de diferentes atividades: limpeza do espaço exterior, limpeza dos canteiros e construção de hortas com a plantação de diferentes espécies vegetais e uma dança coletiva, com coreografia original.

Porque...  

Terra, Nossa Casa: A Terra é apenas um ponto do imenso universo em que vivemos. A Terra está cheia de vida, com uma variedade rica de plantas, animais e povos. Para sobrevivermos, nós, os seres humanos, necessitamos de solo, água, ar, plantas e animais. É nosso dever cuidar da vida na Terra.

 A Situação Global: Hoje em dia, o modo como vivemos prejudica muitas vezes o ambiente. O modo como produzimos e consumimos esgota a Terra das suas reservas de água, ar e solo, colocando em perigo a vida de muitas plantas e espécies animais. O crescimento da população mundial contribui para o esgotamento dos seus recursos naturais. Simultaneamente, enfrentamosguerras, fome, miséria, ignorância, doença e injustiça.


  Que podemos fazer? A escolha é nossa: podemos começar a mudar, para construir um futuro melhor para todos. A Carta da Terra, [tema do nosso projeto anual de trabalho], mostra-nos um caminho possível a seguir.

Somos todos responsáveis. Para contribuirmos para um mundo melhor, temos de ser responsáveis pelas nossas acções porque tudo o que fazemos está interligado — tudo o que existe no nosso planeta está entrelaçado no tecido da vida. Temos de pensar no modo como usamos os recursos e no modo como cuidamos das plantas e dos animais. Temos de pensar no modo como tratamos as outras pessoas. Se todos assumirmos a responsabilidade pelas nossas acções,conseguiremos começar a trabalhar em conjunto para cuidar do bem-estar presente e futuro da “família humana” e de todos os seres vivos do planeta. 
(IN Guião de Educação para a Sustentabilidade — Carta da Terra- ME- DGIDC)



Sem comentários: