segunda-feira, 21 de maio de 2012



Logotipo do Projecto
Clique nesta imagem!
Entre 21 e 25 de maio, decorre a Semana da Lusofonia durante a qual são dinamizadas diversas atividades pelos alunos e para os alunos do Agrupamento José Saraiva, em estreita colaboração com a biblioteca da escola sede. Ao longo da semana, está patente, neste espaço, uma exposição de artefactos africanos: instrumentos musicais, panos, estatuetas, entre outros, e uma mostra/feira do livro de autores lusófonos (com o apoio da Livraria Boa Leitura). As turmas A e E do 8º ano realizam, ainda, atividades de angariação de fundos no âmbito do projeto.
Hoje, dia 21, Dia do Desenvolvimento, realizaram-se, na Biblioteca, as seguintes atividades:
 Pelas onze horas, os alunos do 4º ano, turma D, da escola EB1/JI da  Cruz da Areia, acompanhados pela professora Conceição Coelho, atuaram para os colegas do 5ºC. Deram a conhecer o trabalho que desenvolveram no projeto “Viva a Língua Portuguesa”: apresentaram os vários países lusófonos, cantaram e dançaram a canção tradicional africana “Kokoleoko” (Mãe, o galo canta; são horas de levantar). Após um breve ensaio, o entusiasmo redobrou, pois todos os que se encontravam na biblioteca cantaram e dançaram “Kokoleoko”. O 4º D terminou a sua atuação com  a música  de origem portuguesa  “As pombinhas da Catrina”. E, uma vez mais, todos cantaram!
Turma D do 4º ano







 


Mais tarde, os alunos Diogo Guerreiro, Eduardo Filipe, José Vindeirinho, Maria Beatriz, Joana Ramos e Sara Sorrilha tocaram e cantaram para os alunos do 5º B e 8ºA.






Paralelamente, elementos do projeto “Nós com África” fizeram a divulgação das atividades desenvolvidas ao longo do presente ano letivo para os alunos do 4º D, 5ºB, 5ºC e 8ºA.


Sem comentários: