domingo, 27 de maio de 2012

Dia de África




Para assinalar o Dia de África, Inês Pereira, do grupo missionário Ondjoyetu e recém chegada de Angola, esteve, uma vez mais, na Biblioteca José Saraiva. Partilhou connosco fotografias, conhecimentos e a sua experiência junto da população da região do Sumbe.


Na passada 6ª feira esteve de novo connosco a Inês Pereira, do grupo missionário Ondjoyetu, para partilhar com os alunos do 7ºA, do 9º D e do 9º A e E (EMRC) a experiência vivida com o povo do Gungo (Angola).
A Inês foi para Angola em janeiro de 2011 e regressou no passado dia 20.
Para além do trabalho missionário de base, dedicou-se particularmente à Pastoral da Criança e ao projeto de agricultura.
O projeto da Pastoral da Criança visa, sobretudo, formar lideres que, nas comunidades, acompanhem as mães de modo a conseguir que estas prestem às suas crianças alguns cuidados básicos (que as populações não conhecem) com o objetivo de melhorar a sobrevivência dos bebés (atualmente a taxa de mortalidade até aos 2 anos é de 40%!). Contou-nos alguns casos em que, com mudanças simples nas práticas tradicionais, se conseguiram verdadeiros milagres.
O trabalho no projeto de agricultura consiste em formar as populações para as ajudar a cultivar plantas de elevado valor nutritivo que possam servir de acompanhamento à fuba (papa tradicional de farinha de milho), melhorando o valor nutricional da alimentação e ajudando a combater o grave problema da má nutrição. No Gungo, a má nutrição deve-se mais ao desconhecimento do que propriamente à escassez de alimentos.
Ainda não tivemos ecos do alunos sobre o que ouviram, mas, a avaliar pela atenção que prestaram, devem ter gostado muito.
Um grande muito obrigado à Inês!

Sem comentários: