segunda-feira, 26 de março de 2012

A Semana da Leitura deste ano foi assim...

A escola engalanou-se para a receber com uma grande faixa e cartazes que todos os alunos do 1º ciclo fizeram nas AEC. Os livros saíram da biblioteca e foram até às salas do Jardim de Infância e do 1º ciclo  para serem lidos, numa atividade a que chamámos “Cinco dias, cinco livros”.
Logo no primeiro dia, pais e outros familiares vieram às turmas dos seus filhos para partilharem “histórias preferidas”. Leram histórias, divertiram-se e receberam um diploma e um marcador de livros. Ao longo da semana tivemos muitos mais na “Maratona de leitores de histórias”, a ler nas salas de aula e na biblioteca.
Outra atividade realizada foi uma tertúlia  sobre os “Direitos do leitor” para uma turma do 4º ano, dinamizada pela Drª. Dulce Correia, bibliotecária no IPL Instituto Politécnico .

 O baú dos livros para a “Feira dos livros usados” abriu-se, também, logo na segunda feira. Ao longo da semana encheu e ficou a abarrotar . Todos os dias foi espreitado por dezenas de meninos e meninas que alimentaram uma grande expectativa relativamente ao livro a escolher.

Os “Poemas à biblioteca”, o “Concurso de acrósticos em família”, o “Concurso de ortografia” e “O que aprendemos com os livros” foram outras atividades que, este ano, foram realizadas com muito interesse e entusiasmo.










Os grandes vencedores deste concurso foram: Gulherme Sousa, do 2º ano, Lara Pedro do 3º ano e Catarina Santos do 4º.

Momentos criativos emolduraram todas estas atividades.

A turma do 4º D criou, a partir de uma ideia de Liliana Gonçalves (contadora de histórias e amiga da escola) e da PB Susana Oliveira a história “O livro viajante”. Tal como o título sugere, trata-se de um livro que se escapuliu da biblioteca para explorar a cidade e os seus escritores.
Também a turma do 4º H  criou uma história, que foi lida aos alunos das turmas da tarde, ao longo da semana, que se intitula "A girafa Ermelinda e o elefante Alberto".

"Leituras partilhadas" e "Pequenos leitores e pequenos ouvidores" foram outras atividades desenvolvidas com muito sucesso. Ex alunas desta escola (que nos confidenciaram que o cheirinho da biblioteca se mantém intacto) e que frequentam, agora, a escola sede, vieram à escola da EB1/JI da Cruz da Areia ler para os alunos da pré e os alunos do 1º ciclo leram também para os mais pequeninos.

Alunos, professores e restante comunidade educativa avaliaram esta Semana da Leitura como muito interessante, dinâmica e com impacto junto dos alunos.
Os alunos consideraram que os pais que vieram à escola ler histórias, "estavam muito bem preparados". Esta iniciativa foi muito interessante porque "permitiu conhecer os pais dos nossos amigos".

As professoras bibliotecárias agradecem a colaboração de todos!!!

Sem comentários: