Logo no primeiro dia, pais e outros familiares vieram às turmas dos seus filhos para partilharem “histórias preferidas”. Leram histórias, divertiram-se e receberam um diploma e um marcador de livros. Ao longo da semana tivemos muitos mais na “Maratona de leitores de histórias”, a ler nas salas de aula e na biblioteca.
Outra atividade realizada foi uma tertúlia sobre os “Direitos do leitor” para uma turma do 4º ano, dinamizada pela Drª. Dulce Correia, bibliotecária no IPL Instituto Politécnico .
O baú dos livros para a “Feira dos livros usados” abriu-se, também, logo na segunda feira. Ao longo da semana encheu e ficou a abarrotar . Todos os dias foi espreitado por dezenas de meninos e meninas que alimentaram uma grande expectativa relativamente ao livro a escolher.
Os “Poemas à biblioteca”, o “Concurso de acrósticos em família”, o “Concurso de ortografia” e “O que aprendemos com os livros” foram outras atividades que, este ano, foram realizadas com muito interesse e entusiasmo.
Os grandes vencedores deste concurso foram: Gulherme Sousa, do 2º ano, Lara Pedro do 3º ano e Catarina Santos do 4º.
Momentos criativos emolduraram todas estas atividades.
A turma do 4º D criou, a partir de uma ideia de Liliana Gonçalves (contadora de histórias e amiga da escola) e da PB Susana Oliveira a história “O livro viajante”. Tal como o título sugere, trata-se de um livro que se escapuliu da biblioteca para explorar a cidade e os seus escritores.
Também a turma do 4º H criou uma história, que foi lida aos alunos das turmas da tarde, ao longo da semana, que se intitula "A girafa Ermelinda e o elefante Alberto".
Alunos, professores e restante comunidade educativa avaliaram esta Semana da Leitura como muito interessante, dinâmica e com impacto junto dos alunos.
Os alunos consideraram que os pais que vieram à escola ler histórias, "estavam muito bem preparados". Esta iniciativa foi muito interessante porque "permitiu conhecer os pais dos nossos amigos".
Sem comentários:
Enviar um comentário