segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto CLEP - Tokushima

A EB1/JI de Cruz da Areia integra um projeto internacional designado CLEP-ART (China, Vietname, Japão, Austrália e Portugal), dinamizado pela Universidade de Tokushima, cidade japonesa geminada com Leiria.

Esta parceria  iniciou-se em 2010, num convite de Don Sturge (o responsável deste projeto) à biblioteca escolar, e tem-se desenvolvido através de diferentes acções e fases.

Em 2010, os alunos da escola elaboraram trabalhos plásticos e escritos sob os temas "Os sonhos das crianças através da arte" e "A minha cidade", que foram enviados para Tokushima para estarem patentes numa exposição coletiva (dos países parceiros).
No ano seguinte, em março de 2011, a equipa japonesa promotora do projeto esteve na nossa escola para conhecer os artistas autores dos trabalhos. Aproveitou para estabelecer contactos com a Câmara Municipal de Leiria para promover uma exposição que, agora, está patente na BMALV -"Tokushima em Leiria".
Esta exposição mostra, através de diferentes objetos, fotografias e outros materiais  a cultura da cidade e os trabalhos realizados no âmbito do referido projeto.
A nossa escola está representada com fotografias de alunos e com os trabalhos originais.
O número de trabalhos é, felizmente, reduzido porque estes foram vendidos num evento de angariação de fundos que foi realizado em Tokushima, com o objetivo de ajudar as vítimas do tsunami.
   


 Fotografia retirada da agenda cultural da cidade

Sem comentários: