terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Alunos recebem a visita do escritor Alexandre Honrado

E o previsto aconteceu! No dia 15 de fevereiro, recebemos, na biblioteca da escola sede, o escritor Alexandre Honrado e  Guilherme  Valente, editor da Gradiva. 

Ilustrações dos pais
A plateia estava cheia. Nas mãos de alguns alunos, os livros do autor, depois de terem sido lidos, esperavam agora um autógrafo. Nos expositores da biblioteca, trabalhos elaborados pelos alunos: retratos do autor (realizados em aulas de substituição do 6º C e D com a professora Lucinda Crespo) e trabalhos de ilustração (realizados pela turma do 4º D, da professora Conceição Coelho, da EB1/JI da Cruz da Areia, em articulação com os pais, a partir da obra “Quem dá prenda ao Pai Natal?).
Retratos do autor (6º C e 6º D)
Depois de uma receção musical ao autor, Alexandre Honrado dedicou os primeiros momentos da sessão aos alunos mais novos. Agradeceu as ilustrações em exposição, falou com eles acerca do seu mais recente trabalho, premiado em França, e autografou livros.

Depois, continuou à conversa com os alunos mais velhos…

Foram muitas e variadas as questões que, fruto da curiosidade, da pesquisa e da leitura das obras (destaque para Leia: a maldição do tesouro da mina), os representantes das turmas do 2º e 3º ciclos lhe foram colocando. Previamente, os professores de Língua Portuguesa desempenharam a importante missão de orientar os alunos e de selecionar as perguntas mais pertinentes. Ninguém ficou sem resposta, embora estejamos convictas de que, quer do lado da assistência quer do lado do escritor, muito mais haveria para perguntar e para divulgar.  
Também Guilherme Valente interveio nesta conversa, sublinhando a importância do livro e da leitura.  
A sessão teve de terminar, quase subitamente, quando o toque da campainha anunciou que estava na hora de apanhar o transporte.
O que presenciámos e sondámos posteriormente permite-nos fazer um balanço muito positivo desta sessão.
Agradecemos a Alexandre Honrado a sua presença. À Casa Museu João Soares, à editora Gradiva e à Raiz Editora  o nosso muito obrigada pelo encontro que nos proporcionaram.

Sem comentários: