quinta-feira, 26 de maio de 2011

Hoje, a biblioteca propõe-vos algo de diferente: experimentar o ALEA (Acção Local
de Estatística Aplicada), projecto destinado a "melhorar a literacia
estatística".


ESTATÍSTICA DIVERTIDA
Para além de
instrumentos de apoio ao ensino da
Estatística, p
ara
alunos e professores, encontrarão formas divertidas de aprender e brincar com a estatística:
- Jogo dos censos
- Quebra-cabeças
- Glória da estatística
- Jogo da memória
- Estatística Trivial
- Humor estatístico



Experimentem aqui:
http://www.alea.pt/html/trivial/html/estatrivial.html

quarta-feira, 25 de maio de 2011








Assinala-se hoje, dia 25 de Maio, a celebração do 48º aniversário do Dia de África.

Em 25 de Maio de 1963, trinta e dois chefes de estado africanos criaram a Organização da União Africana (OUA), actual União Africana (UA) com o propósito de libertar o continente do colonialismo e do Apartheid e de promover a emancipação dos povos africanos.
Dada a importância do evento, em 1972, as Nações Unidas instituiram o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África de modo a dar relevo à luta e combate dos povos africanos pela sua indepedência e emancipação.
A Biblioteca assinalou este dia com uma exposição no âmbito do projecto Nós com África. http://noscomafrica.blogspot.com/

terça-feira, 24 de maio de 2011

Banda Desenhada



A lenda das rosas foi o tema para um concurso de banda desenhada promovido pela professora Aida Melo para os alunos do 6º ano de EMRC. Foram seleccionados os melhores trabalhos de cada turma e expostos na nossa biblioteca para que todos pudessem apreciar a criatividade e os dotes artísticos dos participantes.

E foram 120 os utilizadores que quiseram participar na votação da melhor BD. Destacamos os três trabalhos mais votados:

- Catarina Camarate do 6º E, com 60 votos;

- Mariana Cruz, do 6º B, com 26 votos;

- Adriana Arroteia, do 6º F, com 21 votos.

Parabéns a todos os que estiveram envolvidos nesta actividade!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bibliocaixas ou... as histórias ambulantes

As "Bibliocaixas" são um serviço de emprétimo de livros a todas as escolas e jardins de infãncia do agrupamento, prestado pelas bibliotecas escolares.

Todos os meses saem caixas carregadinhas de livros! Umas para os jardins de infância de Azoia, Barreira, Cortes, Parceiros, Pernelhas, Reixida e Telheiro; outras para as escolas do 1º ciclo: Andreus, Azoia, Marvila, Parceiros, Telheiro e Vale do Horto.


Paralelamente a este serviço/projecto existe um outro. Todas as semanas, à terça-feira de manhã e à quinta à tarde, há histórias animadas para estas escolas.

Desde "Sábios como camelos" à "A menina que detestava livros", passando pelo "Hipólito, o filantropo" e "O livro", a verdade é que nos temos divertido.

Depois da história, da conversa, dos esclarecimentos e antes dos beijinhos, fica na sala um caderno onde os meninos e meninas registam as suas opiniões, as suas pesquisas, as suas sugestões de propostas de outras actividades e fazem os seus desenhos.



Ah, e podem gastar as folhas que quiserem!!!

Deixo-vos algumas páginas deste projecto de animação.




E até já recebi uma carta dos meninos da Azoia!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011




António Torrado - candidato a prémio ibero-americano

O escritor António Torrado é candidadato ao prémio ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil deste ano.

Ler mais aqui


Lídia Jorge recebeu o Prémio da Latinidade "João Neves da Fontoura" no passado dia 4 de Maio, Dia da Latinidade

Ler mais aqui




terça-feira, 10 de maio de 2011

Feira do Livro



De 9 a 13 de Maio decorre, na escola sede, a exposição/venda de livros promovida pela Biblioteca escolar em parceria com a Arquivo - Bens Culturais.







A Feira está aberta a toda a comunidade educativa, das 9h às 18h, oferecendo uma grande variedade de títulos com o objectivo de responder aos gostos / necessidades dos alunos dos vários níveis de ensino (do pré-escolar ao 9º ano), pais e encarregados de educação e todo o pessoal docente e não docente.




Sendo uma actividade inserida no Plano Anual de Actividades no sentido de promover o gosto e os hábitos de leitura, mais uma vez apostámos na dinamização deste espaço onde se facilita o contacto dos nossos leitores com as novidades literárias.




Paralelamente a este evento, contamos ainda com duas exposições:








- uma mostra de vinte e seis trabalhos de Brígida Antunes, aluna do 8º A, o traço de uma artista influenciada pelo anime,











- um conjunto de imagens e textos, intitulado Japão - um lugar de dor, realizado pelo professor Vítor Paiva e por duas das suas alunas do 9º B, Inês Lino e Marine Faustino.


















Desejamos que aproveitem esta oportunidade e visitem a nossa Biblioteca!




segunda-feira, 9 de maio de 2011

9 de Maio - Dia da Europa na BE da Cruz da Areia

Actualmente, a União Europeia é constituída por 27 países.

O primeiro agrupamento era formado por 6 países.

Portugal integrou a União Europeia em 1986.

Desde o início que se decidiu que não haveria primazias: dessa forma escolheu-se uma forma de apresentação neutra: a ordem alfabética.

...

Estas e muitas outras questões foram hoje apresentadas, na nossa escola, pela professora Albertina Salvaterra, que é a responsável pelo Clube Europeu da escola José Saraiva.

A biblioteca convidou e, prontamente, a professora Albertina se disponibilizou para trabalhar com todas as turmas da Pré e do 1º Ceb. Trouxe um powerpoint, mapas, livros e outros materias para desenvolver actividades nas turmas. E ofereceu um marcador colorido, com as bandeiras de todos os países pertencentes à UE (União Europeia).


Foi muito bom. Os alunos e as professoras gostaram e agradecem.

E aqui ficam algumas fotos:





segunda-feira, 2 de maio de 2011

BE Cruz da Areia Maio - mês da Europa

Europa - Portugal - Leiria - Cruz da Areia - Escola - Biblioteca Escolar.

Estas são as palavras que se unem e que servem de mote ao nosso trabalho.

Este mês, na nossa biblioteca, vamos falar da Europa - esse "velho continente" a que pertencemos.

Vamos fazer jogos, vamos ouvir e ler histórias infantis europeias, vamos espreitar mapas, vamos aprender!



No dia 9 de Maio, Dia da Europa, vamos ter um dia especial. Daremos notícias!!!


Hoje, na Biblioteca, leu-se uma história em espanhol "Léon de biblioteca".

Divertimo-nos a descobrir o significado de algumas palavras.


Também descobrimos e fizémos uma lista com alguns títulos de literatura europeia.


Portugal: "O sal e a água"; "Os 10 anõezinhos da tia verde-água"; "O caldo de pedra"; "O cordão dourado"; "A machadinha e a menina tonta"; "O pinto pintão" e "O cego e o moço".


Alemanha: "Branca de Neve e os 7 anões"; "Cinderela"; "Os duendes e o sapateiro" e "Rapunzel".


Dinamarca: "O patinho feio"; "A pequena sereia"; "A princesa e a ervilha" e "A roupa nova do imperador".


França: "A bela adormecida"; "Capuchinho Vermelho"; "O gato das botas" e "O pequeno polegar".


Itália: "O pinóquio".


Rússia: "A bela e o monstro".


domingo, 1 de maio de 2011

Semana da Leitura



A Semana da Leitura decorreu de 14 a 25 de Março como previsto, em articulação com a BMALV e com a RBE. As actividades planeadas realizaram-se na sua totalidade, tendo sido atingidos os objectivos delineados.



Destacamos aqui: os concursos de leitura “O leitor mais eficaz” e “O melhor leitor”, actividades com grande participação e impacto junto dos professores e alunos, nomeadamente no crescimento do gosto pela leitura e no desenvolvimento de competências associadas à leitura; recadinhos de leitura, actividade que consistiu num convite à leitura, através da divulgação de títulos, pequenos excertos de obras e de frases alusivas à importância da leitura e das bibliotecas, colocados nos espaços comuns das escolas; presença da escritora Célia Sousa e do ilustrador Leonel Brites, na biblioteca escolar da Cruz da Areia, para apresentar o livro O verdinho sonhador e da escritora Sílvia Alves, na BE da escola sede, para uma sessão de dinamização/promoção de leitura (apresentação de livros e leituras e contos de histórias) para alunos do 5º ano; sessão de apresentação do livro A Cabana, dinamizada pela professora Aida Melo e alunos do nono ano de EMRC, na BE da escola sede; declamação de poesia, pelas crianças da pré, nas salas de 1º CEB, na escola da Cruz da Areia; “histórias que crescem”, projecto de construção criativa de histórias, envolvendo todas as turmas do 1º CEB na escola da Cruz da Areia; elaboração e distribuição de receitas de leitura” e de bases para chávenas com excertos de poemas, pelo 5º F; “Assalto à sala de aula”, actividade no âmbito da leitura, planificada e dinamizada pelos pais, que, pelo grau de surpresa e de encenação inerente à mesma, causou um grande impacto nos “assaltados”;


Parar para ler”, durante 15 minutos, no dia dezasseis, das onze às onze e quinze, que voltou a mobilizar a comunidade escolar; visita de duas turmas do quarto ano da Cruz da Areia para assistir a uma actividade de dramatização, orientada pela docente Isabel Machado, a partir do trabalho efectuado na Oficina de Escrita; cerimónia de entrega de diplomas e prémios aos cinco melhores leitores do 1º Período e aos três vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura; participação na “Maratona de Contadores de histórias”, com cinco sessões dinamizadas pela professora bibliotecária Susana Oliveira, em escolas do Agrupamento de Marrazes; “Linhas e entrelinhas na Literatura Infantil”, sessão dirigida a professores, educadores e pais sobre livros e leitura, dinamizada por Leonor Riscado e Rui Marques Veloso, mestres na área da Literatura Infantil. Esta actividade, apesar de não ter correspondido às nossas expectativas em termos de público, foi avaliada, predominantemente, com “Muito Bom” e “Excelente”.



O nosso Agrupamento participou na Semana da Leitura a nível da cidade com as seguintes actividades: exposição de trabalhos dos alunos do nono ano da turma CEF no âmbito do concurso Um livro numa foto, fotos num livro, uma iniciativa da biblioteca dirigida a este grupo de alunos; sessão com os alunos Ana Rita e Leonardo que, juntamente com o professor Filipe Furtado, foram convidados para orientar uma sessão intitulada Leitura na ponta dos dedos, dirigida a alunos de outro agrupamento; duas turmas do primeiro ciclo de Marvila deslocaram-se ao Teatro Miguel Franco para assistir ao filme “Aves migratórias” enquanto uma turma de Andreus visitou o MIMO onde participou numa visita guiada ao local e assistiu a um teatro de sombras.