segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bibliocaixas ou... as histórias ambulantes

As "Bibliocaixas" são um serviço de emprétimo de livros a todas as escolas e jardins de infãncia do agrupamento, prestado pelas bibliotecas escolares.

Todos os meses saem caixas carregadinhas de livros! Umas para os jardins de infância de Azoia, Barreira, Cortes, Parceiros, Pernelhas, Reixida e Telheiro; outras para as escolas do 1º ciclo: Andreus, Azoia, Marvila, Parceiros, Telheiro e Vale do Horto.


Paralelamente a este serviço/projecto existe um outro. Todas as semanas, à terça-feira de manhã e à quinta à tarde, há histórias animadas para estas escolas.

Desde "Sábios como camelos" à "A menina que detestava livros", passando pelo "Hipólito, o filantropo" e "O livro", a verdade é que nos temos divertido.

Depois da história, da conversa, dos esclarecimentos e antes dos beijinhos, fica na sala um caderno onde os meninos e meninas registam as suas opiniões, as suas pesquisas, as suas sugestões de propostas de outras actividades e fazem os seus desenhos.



Ah, e podem gastar as folhas que quiserem!!!

Deixo-vos algumas páginas deste projecto de animação.




E até já recebi uma carta dos meninos da Azoia!!!

3 comentários:

Carla disse...

Excelente trabalho que estão a desenvolver! Continuem que os alunos agradecem!

Lucília Santos disse...

Olá,

hoje tive oportunidade de vivenciar um pouco do muito que se faz no agrupamento em prol da leitura. Gostei muito de conhecer o grupinho do JI de Azóia, as educadoras e a turma da professora Ana (1º e 2º ano). As histórias que a Susana contou foram fantásticas e a recepção dos meninos foi maravilhosa.
Obrigada e continuação de bom trabalho para todos.
Lucília Santos
RBE

cristiana disse...

Terem dado a opurtunidade aqueles meninos que não têm bibliotecas nas escolas poderem ter livros para ler foi muito bom e para além disso foi muito generoso da vossa parte.
Espero e adem ter muito bom proveito dos livros.
Beijos da cristiana do 4º E