segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A minha primeira República



E aconteceu!

Estas são algumas imagens que ilustram a atividade que a Casa-Museu João Soares apresentou, hoje de manhã, aos alunos dos 3º e 4º anos, das turmas da manhã e da tarde, no âmbito da comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
Para além do aspeto lúdico e estético deste espetáculo, que tanto nos agradou, aprendemos muito sobre este momento histórico do nosso país.
Oportunamente, receberemos de novo a visita deste "parceiro" que, em conjunto com a biblioteca da nossa escola, contribuirá para que te divirtas e aprendas!!!

Já agora, fica a saber algumas coisas sobre esta fundação que, afinal, está mesmo aqui ao lado!

A poucos quilómetros da cidade de Leiria, num edifício situado na freguesia de Cortes, doado pela família Soares à Fundação e por esta recuperado e remodelado,estão instalados a Casa-Museu da Fundação Mário Soares e o Centro Cultural João Soares.
No edifício da Fundação foi criada uma biblioteca e existem espaços destinados a exposições temporárias das ofertas recebidas por Mário Soares durante a sua vida pública, como Primeiro-Ministro e depois como Presidente da República. Simultaneamente, foi concebida uma exposição permanente, dotada de meios audiovisuais, que apresenta uma visão sintética do Século XX português. O edifício possui ainda uma sala polivalente que permitirá a realização de pequenas iniciativas culturais.
O espaço circundante da casa foi igualmente arranjado. No seu jardim estão expostos várias obras de arte (um painel de azulejos e uma escultura) e o automóvel em que Mário Soares percorreu o país em muitas das campanhas eleitorais que se seguiram a 25 de Abril de 1974.
Cortes é uma povoação estreitamente ligada à vida do pai de Mário Soares, o Professor João Soares, pedagogo eminente, que foi activista político e ministro durante a I República.
www.fmsoares.pt/casa_museu/

1 comentário:

um pouco de mim disse...

Agradecemos a V. recepção e toda a simpatia dos professores e a alegria das crianças.
Queremos deixar aqui o link para a nossa página do Facebook - https://www.facebook.com/CasaMuseuJoaoSoares - onde colocamos mais fotografias.

Até muito em breve