sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Projecto Comenius e a Biblioteca

A nossa escola está a desenvolver o Projecto Comenius : "Educult - Encontro de Culturas".
Um dos grandes objectivos deste projecto é conhecermos outras culturas, percebermos o que nos separa e o que nos aproxima e partilhar, porque: "quando partilhamos, ganhamos" (slogan criado pela turma do 3º A)


Este projecto terá a duração de dois anos e contará com escolas da Turquia, Áustria, Hungria, Polónia e Portugal: EB!/JI da Cruz da Areia.

O primeiro encontro dos participantes deste projecto efectuou-se na Turquia, na cidade de Eskeshir (situada a 300Km de Istambul e a 180 de AnKara) e o próximo será em Portugal, em Março de 2010.
Deixamos algumas fotos que expressam a beleza da cultura turca.
Na Biblioteca, vimos as fotografias e pudemos falar sobre alguns aspectos culturais da Turquia: a dança, a gastronomia, o património, a religião e outras histórias...

Boletim da biblioteca

Boletim da Biblioteca

Já está "nas bancas" a primeira edição do Boletim da Biblioteca, deste ano lectivo.

Podes ler e ficar a saber o que fizemos, e o que vamos fazer, por estes dias, na Biblioteca...

... que os meninos do JI iniciaram, também neste mês, as idas à Biblioteca.
Muito contentes pelo momento, conversaram sobre o que é uma Biblioteca, o que se pode fazer lá e as suas regras de funcionamento.
Espreitaram-se livros, estantes e gavetas, ouviu-se uma história “Maisy vai à Biblioteca”, uma história escrita por Lucy Cousins...

… e requisitaram-se livros para levar para casa.

Também se levaram caixas de livros para a sala!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Truz, truz, truz... posso entrar?

Olá a todos, amigos leitores do Blogue da Biblioteca.
Finalmente estamos de volta!!!

E por terem siso tão pacientes com a nossa ausência, prometemos compensar-vos com muitas notícias da nossa escola, da nossa biblioteca e de tudo o que aconteça por cá.

Como sabem, Outubro é o mês das Bibliotecas Escolares. Para o comemorar, demos início a um projecto denominado "Bibliocaixas", um projecto de leituras itinerantes para todas as escolas e jardins de infância do agrupamento.
No total, são cerca de 21 caixas de livros para as escolas do 1º ciclo e 11 para as salas de jardim de infância que circulam, agora, pelas mãos de todos os alunos.

Outra actividade que está agora a decorrer na nossa escola é a Feira do Livro.
A adesão a este evento tem sido enorme e, todos os dias, a feira fica mais pequenina, ou seja, todos os dias são vendidos muitos livros, o que nos deixa muito felizes!!!

Integrado nesta actividade, recebemos ontem, dia 5 de Novembro, a visita de Rui Matos, um escritor da nossa cidade, que conversou com as turmas dos 3º e 4º anos.

O escritor... A cegonha taxista... ... e quando o escritor desapareceu!