segunda-feira, 30 de setembro de 2013

concurso sobre liberdade de expressão

SIC Esperança e Rede de Bibliotecas Escolares lançam concurso sobre liberdade de expressão

Para quem nasceu em democracia, é difícil imaginar o que é viver num regime autoritário e de censura. Para promover o estudo e a reflexão sobre o tema, a SIC Esperança e a Rede de Bibliotecas Escolares lançaram um concurso. Podem candidatar-se alunos do 3º ciclo do ensino básico e do secundário.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013


E se um leão entrasse na nossa biblioteca?
"Toda a gente que ame as bibliotecas sabe que são lugares mágicos e especiais, onde todos são bem vindos e onde é sempre possível que qualquer coisa aconteça..."

Pois é! Nós acreditamos nisto!

As bibliotecas, como outros espaços da escola, são lugares com regras que, às vezes, mas só às vezes, se podem trangredir, de mansinho...como as patas do leão.

Venham à biblioteca. Estamos à vossa espera.
Será que o leão já entrou?

KNUDSEN, Michelle -  León de biblioteca. Altamira: Ediciones Ekaré, 2010.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visita à biblioteca escolar José Saraiva

Este é um dos pontos altos do mês de setembro. Vamos dar início às visitas guiadas das turmas do 5º ano à biblioteca escolar acompanhadas dos respetivos professores de Português
 Estas sessões de formação de utilizadores têm como objetivo dar a conhecer as diferentes áreas da BE, as regras para a sua utilização,  os documentos que existem e a forma como estão organizados e outras informações importantes.
No final, gostaríamos que nos dessem a conhecer a vossa opinião sobre o espaço da biblioteca, a visita, os livros e materiais disponíveis, as atividades...
Ficamos à espera dos vossos comentários

domingo, 8 de setembro de 2013

8 de setembro - Dia Internacional da Literacia

Proposto pela UNESCO, "Literacias para o século XXI" é o grande tema para este ano.



Literacia, sabe-se hoje, é muito mais do que "Capacidade de ler e escrever" ou "Capacidade para ler e interpretar o que é lido".
Curiosamente, este ano teve lugar o 2º Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania" em que se tocaram muitos aspetos, nomeadamente que a literacia, hoje, é plural.