segunda-feira, 18 de março de 2013

A Biblioteca José Saraiva deseja-vos

Trabalho da professora Lucinda com as turmas  B,C e D  do ano

domingo, 17 de março de 2013

A biblioteca escolar e o Japão - Exposição na BMALV


...participou na exposição patente na Biblioteca Afonso Lopes Vieira, inaugurada no dia 12 de março pelo sr. ministro conselheiro da embaixada do Japão, Sada - yoshi Takagawa, e pelo sr. presidente da câmara, Raúl Castro.



Don Sturge e Yuko Fukuoka, Clepart Japão
Mika, Gonçalo Lopes e Raúl Castro na inauguração

Trabalhos da escola da Cruz da Areia - Sala Vermelha da Pré
"O nadadorzinho" e o "Ciclo da água"
A água e o lúdico - Escola de Shinmanshi, Tokushima
A água e a pesca em Tokushima
A água e os rios - recursos importantes em Tokushima

A biblioteca escolar e o Japão - gastronomia na escola


O Clepart é um projeto que pretende ligar crianças e culturas de várias partes do mundo através da sua arte. Pela arte, as crianças falam dos seus sonhos, dos seus locais de origem e da sua cultura. Integram este projeto vários países: a China, o Vietname, a Austrália, o Canadá, o Japão e Portugal. Em Portugal, a escola da Cruz da Areia, através da sua biblioteca escolar.
Pelo terceiro ano consecutivo, a biblioteca escolar da Cruz da Areia dinamiza este intercâmbio entre a escola e o parceiro japonês do Clepart.
Este ano os temas foram a gastronomia e a água - ou a importância da água para as crianças de Tokushima e de Leiria.
Assim, neste âmbito, a biblioteca organizou e co-dinamizou um workshop de gastronomia japonesa na escola, com os parceiros japoneses, para todos os alunos do 1º ciclo, e ...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Diário da semana da Leitura - Festa final - Cruz Areia

A semana da leitura terminou no dia 8 de março com a entrega de prémios aos vencedores!
Diplomas, esferográficas, bolsas, lápis de cor, postais, marcadores e vales, premiaram os participantes e vencedores, que se envolveram com muito entusiasmo e criatividade na semana da leitura.
Foi a festa no ginásio!! Duas vezes... Primeiro de manhã e depois à tarde.
Todos os alunos e professores se reuniram para apludir os vencedores: melhor ilustração, poeta mais inspirado, concurso de ortografia e melhor história em família.
Assim, os vencedores foram:
Ilustração - Íris Brogna (1ºD), João Paiva (2ºA), Pedro Rolo (3ºB) e André Carreira (4ºC), José Dinis (1ºH), João Crispim (2ºE), João Dinis (3ºF) e Maria Duarte (4ºG)
Poeta mais inspirado - Alexis Neves (2ºA) e José Duro (4ºC)
Ortografia - Rodrigo Lopes (2ºE), João Dinis (3ºF) e Rafaela Prates (4ºG)
Histórias em família - 1º prémio - Beatriz Gaspar (2ºE), 2º prémio - Rui Ferreira (3º B), 3º prémio - Teresa Iglésias (4º G)



 
Nas salas do jardim de infância também fizemos a festa!!!
Ouviu-se a história "O tigre que veio beber chá" e bateram-se muitas palmas aos vencedores.
 
 
 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Diário da Semana da Leitura 7

Era uma vez, um livro e um dicionário...

No âmbito da Semana da Leitura 2013, os Jardins de Infância e as escolas do 1º Ciclo do Agrupamento responderam ao desafio lançado pelas Professoras Bibliotecárias.
A proposta consistiu na criação de um livro de histórias (para o Jardim de Infância) e de um dicionário (para o º CEB) subordinados ao tema MAR.
Uma caixa de madeira encontrada numa praia deserta cheia de objetos (um mapa, um concha, dois búzios, uma garrafa com mensagem, uma estrela do mar, uma garrafa com areão…) serviu de mote à criação de histórias com cheiro a mar.
Esses autênticos tesouros, que foram deixados nas diferentes salas, ganharam uma história de vida ...




Num saco azul, da cor do mar, estava guardado um tesouro: as vinte e três letras do abecedário!
Em cada turma, o saco foi aberto de mansinho.
A respiração suspensa e o olhar expectante dos alunos acompanhavam o movimento da mão que, à sorte, escolhia o seu rumo… Escolhida a letra, mãos ao trabalho!




quinta-feira, 7 de março de 2013

Diário da Semana da Leitura 6 - José Saraiva

Feira do Livro

Na Biblioteca José Saraiva, prolongámos a Semana da Leitura até ao dia 8 de março com a realização da habitual Feira do Livro anual.  Como é costume, todas as turmas , acompanhadas dos respetivos professores de Português ou de Educação para a Cidadania, tiveram a oportunidade de visitar a Feira em horário estipulado. Mais uma vez, contámos com a colaboração da Livraria Boa Leitura e com a simpática presença diária da Daniela que, das 9h às 17h 30, tirou dúvidas, indicou preços, fez reservas, manteve os livros organizados.Os visitantes deixaram opiniões muito favoráveis no nosso Livro de opiniões.

Diário da Semana da Leitura 5 - José Saraiva

Visita de um jornalista

No dia 1 de março, tivemos dois convidados. De manhã, um jornalista do Jornal de Leiria conversou com com um grupo de alunos constituído pelos elementos do Clube de Jornalismo (5º e 6º anos) e pelos participantes no Concurso Nacional de Leitura que tinham obtido percentagens acima dos 70% ou  que estivessem em representação da turma.


                                                Visita da Drª Ana Soledade

De tarde, a história  "Tchim...a droga e o Benjamim" de Graça Gonçalves , contada pela Drª Ana Soledade, foi o ponto de partida para a abordagem de assuntos muito sérios com os alunos do 6º A e C.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Diário da Semana da Leitura 4 - José Saraiva

CONCURSOS

Durante três semanas, estiveram patentes, na Biblioteca Escolar, três exposições subordinadas à temática MAR - LEITURA. A comunidade educativa pôde apreciar os melhores trabalhos elaborados no âmbito dos seguintes concursos:

         Ilustrações/desenhos 

(promovido pela Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares do concelho de Leiria)

No dia 2 de março, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, a aluna Beatriz Gomes, da turma B do 5º ano, recebeu o 1º prémio deste concurso, na categoria 2º ciclo. A ilustração da Beatriz é a primeira que vemos no expositor Divulgação. 
Parabéns, Beatriz!
Ilustrações do poema Fundo do Mar
Alunos da Prof. Lucinda Crespo (5º e 7º anos)
Desenhos do 1º CEB

                                            Pintura em tela (promovido pela BE)

Alunos  da  Prof. Eugénia Lopes (7º ano)

                                        Faça lá um poema (promovido pelo PNL)



          Ler+ em diferentes Línguas    (promovido pela BE)

A Biblioteca José Saraiva e os docentes de Línguas Estrangeiras organizaram o concurso Ler+ em diferentes Línguas para apurar os melhores leitores em Inglês, Francês e Espanhol.
Prestando atenção à leitura dos concorrentes
Aguardando a vez de Ler+ em Inglês

Em silêncio para ouvir o colega

Diário da Semana da Leitura 3 - José Saraiva

GEOREADING

Proposta e preparada pelos nossos parceiros da Casa-Museu João Soares, a atividade GeoReading, inserida no projeto "Passaporte do Leitor", fez as delícias dos alunos das turmas do 5º ano.
Munidas de três iPads, as equipas procuraram, no espaço exterior, pistas que as levariam a encontrar os tesouros escondidos na Biblioteca. Já na BE, tiveram oportunidade de utilizar o equipamento, consultando, por exemplo,  a biblioteca digital.
Como demonstram as fotografias, o entusiasmo foi muuuuiiitoo!