quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Diário da Semana da Leitura - Cruz da Areia

Pais nas salas do Jardim de Infância e do 1º ciclo, visitas à exposição, mais entregas de livros para a Feira de livros usados e o concurso de ortografia marcaram o dia de hoje, 28 de fevereiro.

A atividade mais esperada e mais emocionante, hoje, foi mesmo o concurso de ortografia. 
Todas as turmas dos 2º, 3º e 4º anos, num total de cerca de 135 alunos, participaram na primeira fase deste concurso. Foram selecionados 18 alunos nesta fase. Amanhã será a final.

As obras escolhidas foram "O elefante cor de rosa" para o 2º ano; "Estranhões e bizarrocos" para o 3º e "O rouxinol" para o 4º ano. Obras previstas para a iniciação à educação literária.




O nosso espadarte

Ficou lindo o espardarte - símbolo da Semana da Leitura 2013 - que a professora Lucinda fez para a nossa Biblioteca!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Diário da Semana da Leitura 1 - José Saraiva

Exposições

 Inseridas no programa da Semana da Leitura da EB 2,3 José Saraiva, foram ontem inauguradas duas exposições de trabalhos dos alunos da turma CEF - Operador de Fotografia T2. Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, podemos visitar a exposição de cianotipias intitulada "Poemas do Mar Ciano"; na Livraria Arquivo, encontra-se um conjunto de fotografias subordinado ao tema "um retrato...uma vida" (culminar da atividade e trabalho desenvolvidos na Semana da Leitura 2012 alusiva à solidariedade , cooperação e diálogo intergeracional).
Esta turma e respetivos professores, Carlos Gonçalves e Paulo Rodrigues, têm vindo a aceitar os desafios lançados nas três últimas edições da Semana de Leitura, enquadrando sempre os seus trabalhos nas diferentes temáticas e associando leitura do texto impresso e leitura de imagem/fotografia.
As exposições estarão patentes nestes espaços até ao dia 4 de março.




 




"Um retrato...uma vida", na Livraria Arquivo 



Diário da Semana da Leitura - Cruz da Areia

Dia 25 ...em imagens!!!
E se os peixes que vivem no fundo do mar brincassem ao carnaval?
(Sala Laranja)










 As coisas que os meninos da Sala Vermelha sabem sobre o mar!!!



Os golfinhos da Sala Verde.
 Vocês sabiam que um búzio é uma onda parada que gosta de lembrar a conversa com as irmãs que moram no mar?

Os meninos da Sala Vermelha ouviram o mar e as suas conversas.
 Visitando a exposição...

alunos do 1º D








e do 2º E


Dia 26...
Contando histórias de mar para os meninos do JI na biblioteca (alunos do 4º C)


Ulisses...um projeto partilhado por alunas do 6º ano da José Saraiva, 
para alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos da Cruz da Areia!


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PROGRAMA DA BE DA CRUZ DA AREIA

Semana da Leitura à volta do MAR...

11 histórias do mar - Exposição - toda a semana
Como peixinhos na água - álbum digital dos leitores da BE - 26 de fevereiro
Mergulhar nas palavras - Concurso de ortografia - 27 e 28 de fevereiro
Um mar de livros - Feira de livros usados - toda a semana
Navegar nos livros - Pais contadores de histórias - toda a semana
Em maré de leitura -  histórias na biblioteca para o JI - 26 de fevereiro
Leituras partilhadas - antigos alunos da escola - 26, 27 e 28 de fevereiro
Embarcando nas palavras - criação de histórias em família - toda a semana
Há mar e mar, há ler e rimar - declamação coletiva de poesia - 1 de março

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SEMANA DA LEITURA 2013

Está quase a chegar mais uma edição da Semana da Leitura, este ano sob o tema "O mar".
As bibliotecas escolares preparam-se para a receber.
Já planificaram atividades e elaboraram programas:
exposições, concursos de ortografia e de ilustração de histórias de mar, declamação de poemas sobre o mar, dicionário ilustrado do mar, histórias originais sobre objetos marítimos, pais contadores de histórias, partilhas de leituras, dramatização de histórias, histórias com cheiro a mar em família e tantas outras.

Está tudo a postos!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Histórias com cheiro a mar

Uma vez por mês, a professora bibliotecária Susana visita os jardins de infância do agrupamento, no âmbito da promoção da leitura que as bibliotecas do agrupamento desenvolvem em conjunto com as educadoras.
 
Uma caixa de madeira encontrada numa praia deserta cheia de objetos (um mapa, uma concha, dois búzios, uma garrafa com mensagem, uma estrela do mar, uma garrafa com areão e outros) serve de mote à criação de histórias com cheiro a mar.
 
A ideia é criar histórias através dos diferentes objetos que são autênticos tesouros. Objetos inspiradores que chegam numa caixa... e que são deixados nas diferentes salas para que ganhem uma história de vida...
 
 

Intercâmbios...

Foi em outubro, no âmbito do mês da bibliotecas escolares, que teve início este projeto de intercâmbio, entre as BE da Cruz da Areia e da Gândara.

Como noticiamos, o primeiro encontro foi através de video conferência. As turmas dos 4º anos das duas escolas conheceram-se e conversaram sobre leituras e bibliotecas.
Agora foi a vez  de outro encontro, desta vez ao vivo, como noticiaram no seu blogue os alunos da turma 20 da EB1 da Gândara:

"Visita da professora bibliotecária da Cruz d'Areia

As turmas 20 e 21 do 3º ano de escolaridade da Escola Básica da Gândara dos Olivais receberam a visita da professora bibliotecária da Escola E.B. 1 /JI da Cruz d'Areia, a professora Susana.

Durante a sua visita, pudemos conhecer a escola e a biblioteca,através de fotografias dos vários locais. A seguir, a professora Susana mostrou-nos desenhos feitos pelos alunos, onde diziam aquilo de que mais gostavam de fazer na biblioteca.

Achámos magnífica a ideia de haver animais na biblioteca : "o Poeta" - um peixinho e "a Alturas" - uma gaivota.

Por último,a professora Susana ofereceu-nos um livro feito pelos alunos da sua escola e leu-nos uma das histórias realizada pelos alunos da sala verde.

Adorámos a visita, por isso gostaríamos de a receber novamente. Turma 20"
 



 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Semana da Internet Segura

De 4 a 8 de fevereiro, a Biblioteca assinala a importância da segurança na Internet. Para tal, recolheu, selecionou e disponibilizou, na pasta dos Diretores de Turma, um conjunto de documentos que podem ser utilizados nas aulas de Educação para a Cidadania.
Na BE, está patente uma exposição de tiras de BD; no placar "Aqui há notícias", encontram-se trabalhos dos alunos da turma B do 5º ano; em exibição, no átrio principal e na BE, uma apresentação em Power Point  realizada com os melhores diapositivos das turmas D, F e H do 7º ano (prof. Manuela Costa). Podemos ainda ler, na revista SUPERinteressante de fevereiro, o artigo Internet: ligados ou viciados?

Exposição de tiras de BD
Trabalhos do 5º B 





Dois diapositivos do Power Point (7º ano)







Na 4ª feira, dia 6, os alunos do 5º C, orientados pelas professoras Dores Henriques e Lucinda Crespo, apresentaram um teatro de fantoches alusivos à temática aos alunos com NEE e respetivas professoras da Educação Especial.
Muito obrigada a todos!



Hoje, dia 8, encerrámos a Semana da Internet Segura com a presença da Drª Ana Soledade, Coordenadora da Prevenção - Centro de Respostas Integradas de Leiria, que, ao longo de noventa minutos, conversou com os alunos das turmas do 7º C e CEF - T2 sobre questões da prevenção no âmbito da Internet.
 Agradecemos a aceitação do convite para dinamizar esta sessão que se revestiu de grande interesse e importância para todos os participantes .

Em fevereiro, na Biblioteca José Saraiva...