quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A leitura e o mar

No âmbito da Semana da Leitura 2013 e do projeto educativo da EB1/JI da Cruz da Areia, fazem-se leituras alusivas ao mar, na biblioteca.

Descobre-se, assim, o mar! De várias formas! Com vários sentidos! Em prosa ou em poesia!
Outras formas de olhar o mar!

Deixa contar...
Era uma vez o senhor mar
Com muita onda...
Com muita onda...

E depois?
E depois...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
Ondinha vai...
Ondinha vem...
E depois...

A menina adormeceu
nos braços de sua mãe...
(O livro da Tila, Matilde Rosa Araújo)



"Os dias passavam e eles continuavam enamorados. A rocha, alta e a fazer-se dofícil, muito séria e quieta. Atirando-se a ela, atrevido, estava o mar, umas vezes de mansinho, outras tonitruante".
(Canção da rocha, da onda e da nuvem, João Paulo Cotrim)

"É no mar alto que nascem as ondas, lá muito longe das praias. Um leve toque de vento e logo erguem cabeças curiosas. Mas é em terra que brincam; é em terra que aprendem a saltar pelos rochedos e a escorregar pelos areias".
(Uma onda curiosa, Natércia rocha)


"Algures, num cantinho no mar, vivia um cardume de peixinhos. Todos eram vermelhos, exceto um deles, que era preto, como a casca de um mexilhão. Nadava mais depressa do que os seus irmãos e irmãs e o seu nome era Nadadorzinho".
(Nadadorzinho, Leo Lionni




Outras sugestões de leitura:

A onda, Suzy Lee

Um dia na praia, Bernardo Carvalho

Stella Estrela do mar, Marie-Louise Gay

 Lendas do mar, José Jorge Letria

A Flor vai ver o mar, Alves Redol

História do Rainbow Warrior, Rocio Martinez

Histórias da Terra e do Mar, A menina do mar, Sophia de Mello Breyner

A estrela do mar foi viajar, Mafalda de Azevedo

A gaivota do mar, Maria Maya

A coragem de Tição, Luís Represas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vencedores do 5º ano

A final do Concurso Interturmas Literário Ler-Jogar-Ganhar do 5º ano foi disputada entre as turmas E e H.
Saiu vitoriosa a equipa do 5º H especialmente por ter conseguido carregar primeiro no botão e responder acertadamente à maior parte das perguntas. O júri apreciou bastante e elogiou a prova de criatividade das duas equipas. Ambas estão de parabéns pelo trabalho e empenho que demonstraram na dramatização dos excertos selecionados de A Fada Oriana.

Equipa vencedora

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Decorreu, no passado dia 9, a fase a nível de escola do Concurso Nacional de Leitura.
Dos 111 alunos do 3º ciclo inicialmente inscritos, participaram 96 distribuídos do seguinte modo: 28 do 7º ano, 33 do 8º e 35 do 9º ano.
De salientar que 47 concorrentes obtiveram pontuação entre 70% e 87,5%, somando a classificação dos dois questionários obrigatórios acerca de duas das três obras selecionadas para esta 1ª fase - Diário de Anne Frank, História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar e Meu pé de laranja lima.
Todos os docentes de Português do 3º ciclo estiveram envolvidos na motivação, inscrição dos alunos, leitura das obras, elaboração e correção dos três questionários.
A coordenadora da biblioteca agradece todo o seu empenho e colaboração nesta fase do concurso que é da responsabilidade das escolas.
Os vencedores são:
1º lugar - Samuel Oliveira, nº 18 do 8º C, com 87,5%
2º lugar - Ana Rita Cunha, nº 2 do 9º B, com 86%
3º lugar - Laura da Silveira Ribeiro, nº 15, 9º B, com 85%

Parabéns a todos os participantes!
Aos vencedores resta-nos, ainda, desejar igual empenho na leitura e no trabalho de preparação para a fase distrital. 
Boa sorte e boas leituras!



No âmbito do projeto “Passaporte do Leitor”, esta primeira ação pretendeu sensibilizar os jovens para a importância da leitura e a partilha das suas preferências com a restante comunidade escolar.
Cada aluno do 5º ano escolheu o seu livro preferido e escreveu, identificando-se, o respetivo título numa pequena cartolina em forma de folha de árvore. Com a colaboração professora Lucinda Crespo, que criou uma árvore para a Biblioteca, as dezenas de folhas multicolores foram penduradas na árvore, dando, deste modo, início a uma floresta literária.
Esta atividade continuará a ser dinamizada no decorrer do projeto, sendo os alunos convidados a colocar regularmente as suas opiniões literárias na floresta para, assim, criar uma ou várias árvores frondosas e férteis em sugestões e partilhas de leituras.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um ANJO no INCENTIVARTE

 Numa iniciativa da Câmara de Leiria e da Valorlis, as escolas do concelho de Leiria foram convidadas a criar esculturas para levar a magia do Natal às ruas da cidade. A partir de materiais reciclados ou recicláveis, alunos e professores deram asas à criatividade. O resultado esteve patente em diversos espaços da cidade.
Aqui ficam duas imagens do contributo da escola EB 2,3 José Saraiva, nomeadamente dos alunos dos professores Carlos Silva, Graça Matos e Lucinda Crespo com a preciosa colaboração da professora Eugénia Lopes. O projeto é um anjo junto do planeta Terra e foi construído com os seguintes materiais: arame para a estrutura, rede de insetos para os pés e mãos, CDs para revestir o corpo, uma bola de futebol para a cabeça, fitas de cassetes para o cabelo, rolhas de cortiça e um candeeiro velho para o trompete. Foi colocado na rua Combatentes da Grande Guerra, junto aos Correios.