terça-feira, 27 de março de 2012

A festa de encerramento da Semana da Leitura

E no dia 23 de março fizémos a festa, a festa de encerramento da Semana da Leitura.
Todos os alunos, professores, educadoras e funcionárias estiveram presentes no salão da escola, no culminar daquilo que nos uniu durante três semanas.
Entregámos diplomas a docentes e alunos, partilhámos leituras de poesia (as poesias vencedoras), apresentámos os vencedores dos diferentes concursos, distribuimos prémios, batemos palmas, demos beijos e abraços.

Foi muito bonita a nossa festa!!!

Fotografias da festa na EB/JI da Cruz da Areia
 


 

Fotografias da festa na escola sede
Distinguimos e premiámos os cinco Melhores Leitores e os vencedores dos seguintes concursos: Concurso Nacional de Leitura, Ortografia, Ler+ em diferentes línguas, Decoração do quiosque, "Faça lá um poema", "Quem sabe mais sobre..."


segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto CLEP - Tokushima

A EB1/JI de Cruz da Areia integra um projeto internacional designado CLEP-ART (China, Vietname, Japão, Austrália e Portugal), dinamizado pela Universidade de Tokushima, cidade japonesa geminada com Leiria.

Esta parceria  iniciou-se em 2010, num convite de Don Sturge (o responsável deste projeto) à biblioteca escolar, e tem-se desenvolvido através de diferentes acções e fases.

Em 2010, os alunos da escola elaboraram trabalhos plásticos e escritos sob os temas "Os sonhos das crianças através da arte" e "A minha cidade", que foram enviados para Tokushima para estarem patentes numa exposição coletiva (dos países parceiros).
No ano seguinte, em março de 2011, a equipa japonesa promotora do projeto esteve na nossa escola para conhecer os artistas autores dos trabalhos. Aproveitou para estabelecer contactos com a Câmara Municipal de Leiria para promover uma exposição que, agora, está patente na BMALV -"Tokushima em Leiria".
Esta exposição mostra, através de diferentes objetos, fotografias e outros materiais  a cultura da cidade e os trabalhos realizados no âmbito do referido projeto.
A nossa escola está representada com fotografias de alunos e com os trabalhos originais.
O número de trabalhos é, felizmente, reduzido porque estes foram vendidos num evento de angariação de fundos que foi realizado em Tokushima, com o objetivo de ajudar as vítimas do tsunami.
   


 Fotografia retirada da agenda cultural da cidade

Boletim da Biblioteca - Edição Especial

O último Boletim da biblioteca da EB1/JI da Cruz da Areia foi inteiramente dedicado à Semana da Leitura, numa edição especial que saiu a 23 de março.
Num total de 12 páginas, este boletim tenta mostrar, muito para além das atividades desenvolvidas, o prazer e o entusiasmo que pautaram a dinâmica da(s) semana(s). De facto, a nossa Semana da Leitura foi de 5 a 23 de março.

Ao longo das suas páginas mostram-se:
fotografias de pais que fizeram as delícias de muitos e muitos alunos (porque nos deixaram histórias e emoções e levaram diplomas, marcadores de livros e muitos beijos e abraços);
fotografias de sorrisos de meninos e meninas, orgulhosos dos seus pais e amigos contadores de histórias;
imagens de alunos felizes, na biblioteca, com a sua troca de livros usados;
listagens com os nomes de todos os participantes na "maratona de contadores";
listagens dos semifinalistas e vencedores dos vários concursos realizados;
imagens de trabalhos realizados pelos alunos e expostos nas salas de aula e excertos de histórias e poemas originais que foram criados em conjunto com as famílias.


Poemas à biblioteca
Um lugar cheio de histórias

Na minha escola sei de um lugar
todo forrado de histórias
onde posso imaginar
lindas histórias de encantar.

Lá vive "Alturas",
uma ave rosa e calada,
e quem tratar mal os livros
 dás-lhe logo uma bicada.

Nessa torre posso brincar
com gatos, leões, leopardos.
Também tem uma princesa loira
que lá está para a guardar.

Cada vez que vou lá
imagino um parque de diversões
e a roda gigante é feita de livros
puxada por anões.

Joana Rosa Rodrigues, 4º ano

A Semana da Leitura deste ano foi assim...

A escola engalanou-se para a receber com uma grande faixa e cartazes que todos os alunos do 1º ciclo fizeram nas AEC. Os livros saíram da biblioteca e foram até às salas do Jardim de Infância e do 1º ciclo  para serem lidos, numa atividade a que chamámos “Cinco dias, cinco livros”.
Logo no primeiro dia, pais e outros familiares vieram às turmas dos seus filhos para partilharem “histórias preferidas”. Leram histórias, divertiram-se e receberam um diploma e um marcador de livros. Ao longo da semana tivemos muitos mais na “Maratona de leitores de histórias”, a ler nas salas de aula e na biblioteca.
Outra atividade realizada foi uma tertúlia  sobre os “Direitos do leitor” para uma turma do 4º ano, dinamizada pela Drª. Dulce Correia, bibliotecária no IPL Instituto Politécnico .

 O baú dos livros para a “Feira dos livros usados” abriu-se, também, logo na segunda feira. Ao longo da semana encheu e ficou a abarrotar . Todos os dias foi espreitado por dezenas de meninos e meninas que alimentaram uma grande expectativa relativamente ao livro a escolher.

Os “Poemas à biblioteca”, o “Concurso de acrósticos em família”, o “Concurso de ortografia” e “O que aprendemos com os livros” foram outras atividades que, este ano, foram realizadas com muito interesse e entusiasmo.










Os grandes vencedores deste concurso foram: Gulherme Sousa, do 2º ano, Lara Pedro do 3º ano e Catarina Santos do 4º.

Momentos criativos emolduraram todas estas atividades.

A turma do 4º D criou, a partir de uma ideia de Liliana Gonçalves (contadora de histórias e amiga da escola) e da PB Susana Oliveira a história “O livro viajante”. Tal como o título sugere, trata-se de um livro que se escapuliu da biblioteca para explorar a cidade e os seus escritores.
Também a turma do 4º H  criou uma história, que foi lida aos alunos das turmas da tarde, ao longo da semana, que se intitula "A girafa Ermelinda e o elefante Alberto".

"Leituras partilhadas" e "Pequenos leitores e pequenos ouvidores" foram outras atividades desenvolvidas com muito sucesso. Ex alunas desta escola (que nos confidenciaram que o cheirinho da biblioteca se mantém intacto) e que frequentam, agora, a escola sede, vieram à escola da EB1/JI da Cruz da Areia ler para os alunos da pré e os alunos do 1º ciclo leram também para os mais pequeninos.

Alunos, professores e restante comunidade educativa avaliaram esta Semana da Leitura como muito interessante, dinâmica e com impacto junto dos alunos.
Os alunos consideraram que os pais que vieram à escola ler histórias, "estavam muito bem preparados". Esta iniciativa foi muito interessante porque "permitiu conhecer os pais dos nossos amigos".

As professoras bibliotecárias agradecem a colaboração de todos!!!

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de março - Dia mundial da árvore e da poesia

Um cheirinho a Páscoa oferecido pela prof. Lucinda
A árvore foi a fonte de inspiração dos alunos do 6º C


Faça lá um poema











A Primavera

A Primavera tem muitas cores.
É uma estação muito bonita!
Tem imensos odores
A natureza catita.
                                                                                                     
As crianças brincam,
Apanham flores,                                            
As andorinhas voam                                            
E os jovens procuram amores.
A assistência viu, ouviu e aplaudiu...

Já chegaram as borboletinhas,
E também a alegria,
As bonitas joaninhas
São uma grande companhia.

Rita Passos, 5º A


A primavera aparece
com alegria e fantasia no ar,
a natureza enverdece
com o sol sempre a brilhar.

Os pássaros a trinar,
as flores a encantar,
as pessoas a namorar
e o amor a  cintilar.

Gonçalo Pereira, 5º D
Peça de teatro (6º E)
Peça de teatro (6º E)


Declamação de poesia (6º A)


Beatriz Soares (6º B) tocou e cantou Dunas

Canção coreografada pelo 5º A
Partilhamos, ainda, o poema Inverno selecionado a nível de escola para o concurso "Faça lá um Poema". Esta composição poética é da autoria da Inês Neves Henriques, da turma A do 6º ano.

Frio é o inverno
Neve pode cair
Chuva há imensa
Granizo pode vir

Tristeza há muita
Solidão também
Desejamos o calor do sol
Que nunca mais vem

Há folhas no ar
Árvores despidas
Silêncio nas ruas
Lágrimas sentidas

Que venha a primavera
Com a música das flores
Jardins coloridos
Sorrisos de muitas cores

Renasce a vida
Com o seu calor
Estende a mão amiga
Como um ato de Amor!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atividade no Centro de Dia da Barreira

Leituras intergeracionais
Um retrato...uma vida
Integrada na Semana da Leitura, a atividade dinamizada pela turma CEF T2 - Operador de Fotografia - enquadrou-se, na perfeição, na temática central da 6ª edição deste evento: Cooperação/Solidariedade.

A tarde do dia 7 de março foi passada no Centro de Dia da Barreira em agradável convívio entre gerações. Houve lugar a conversas, histórias, adivinhas, canções, orações e mesmo a um lanche.
O trabalho de levantamento de dados biográficos, previamente preparado  com a  colaboração da animadora do Centro, Patrícia Brites, culminou com uma sessão de fotografias individuais e coletivas  "Um retrato...uma vida".
Idosos e jovens manifestaram o seu agrado por estes momentos de partilha. "Deviam vir cá mais vezes", disseram-nos.
Agradecemos ao Dr. Miguel e  à Patrícia a recetividade demonstrada desde o primeiro instante e, ainda, o respetivo envolvimento e colaboração que contribuíram decisivamente para o êxito desta iniciativa.
Ficamos a aguardar, com grande expetativa, a exposição dos trabalhos. Voltaremos a dar notícias.

Concurso de ortografia

Participantes do 5º e 6º anos

Participantes do 7º e 8º anos


Participantes do 9º ano
Realizou-se, no passado dia 9 de março, a final do concurso de ortografia, uma das atividades da Semana da Leitura. Os 32 concorrentes, selecionados pelos respetivos professores de Língua Portuguesa mediante a realização de um ditado, submeteram-se a  nova prova com vista ao apuramento dos mais exímios.
E os GRANDES VENCEDORES são:
Categoria 5º e 6º anos: Inês Bravo (5º B), Marta Correia (5º D), Cristiano Clemente (6º G)  e Oriana Martins (6º H) com ZERO erros.
Categoria 7º e 8º anos: Samuel Oliveira (7º C), com 2 erros; Laura Duro (8º A) com 1 erro.
Categoria 9º ano: Manuel Feteira (9º D) e Beatriz Nogueira (9º E) com ZERO erros.
PARABÉNS !!!

terça-feira, 6 de março de 2012

Na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira aconteceu…


A Semana da Leitura teve início no dia 03 de março com a inauguração de duas exposições:
-  Alves Redol , exposição cedida pelo Museu do Neorrealismo de Vila Franca de Xira;
- “Fotopoemas” de Manuel da Fonseca, organizada pelo Agrupamento de Escolas José Saraiva, mais concretamente pelos alunos do Curso de Operador de Fotografia. Dois elementos da turma  apresentaram o projeto e proporcionaram um momento de poesia .


A professora bibliotecária da escola sede felicita os autores dos trabalhos; agradece, ainda, aos alunos e professores envolvidos - Carlos Gonçalves e Paulo Rodrigues -   o entusiasmo e empenho com os quais aceitaram e concretizaram o desafio proposto.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Semana da Leitura 2012

A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura que decorre anualmente. Este ano, nas escolas/agrupamentos do concelho, tem lugar na primeira semana de março, de 5 a 9. Esta iniciativa pretende  "dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte" (retirado do site do Plano Nacional de Leitura). Este ano, a Semana da Leitura 2012 centra-se na Cooperação/ Solidariedade e convida TODOS a lerem com TODA A GENTE em TODO O LADO! (PNL)

É este o mote das atividades que as bibliotecas do agrupamento planearam: leituras nas bibliotecas, nas salas de aula e nos pátios; leituras com alunos, pais, professores, funcionários e outros convidados; tertúlias sobre leitura; concursos (ortografia, acrósticos, poesia); feira de livros usados e palestras.


Carnaval

O Carnaval festejou-se, também, nas bibliotecas.
Na biblioteca da EB1/JI de Cruz da Areia houve sessões temáticas para todas as turmas.
Os meninos que frequentam as salas da pré e os alunos do 1º ano do 1º ciclo ouviram uma história intitulada "A máscara do leão", da autora Margarita del Mazo, da OQO.
As outras turmas assitiram a um powerpoint sobre o Carnaval: as suas origens e manifestações, em Portugal e no mundo.
Add caption
As turmas fizeram trabalhos (máscaras em papel e outros materiais, caretos, trabalhos de pesquisa e cartazes)  que estiveram expostos no ginásio da escola.
Ficou muito bonita a exposição!









A Biblioteca José Saraiva ganhou um colorido especial graças à exposição de máscaras realizadas nas aulas de EVT. Apreciem as obras de alguns artistas do 2º Ciclo:
Trabalhos do 6º C e do 5º G


Trabalhos realizados na escola sede