quarta-feira, 30 de novembro de 2011



 A escola EB1/JI de Cruz d’ Areia tem o prazer de convidar toda a comunidade educativa e amigos, para o lançamento do livro “A escola também é a nossa casa”, elaborado pelos alunos das turmas do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, a realizar no dia 7 (sete) de dezembro de 2011, pelas 21 horas, no anfiteatro do Salão Paroquial da Barreira.

sábado, 19 de novembro de 2011

FOMOS VISITADAS

No dia 17 de novembro, no âmbito do IV Encontro Concelhio de Bibliotecas Escolares, as nossas bibliotecas receberam uma visita muito especial e que muitos nos honrou:
. Drª Teresa Calçada, Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Comissária Adjunta do Plano Nacional de Leitura (PNL);
. Drª Ana Bela Martins, que integra o mesmo Gabinete e é responsável, a nível das atividades,  pela articulação entre a RBE e o PNL (coordena, atualmente, os projetos Escolas aLer+ e os Melhores Leitores do Mundo);
. Drª Lucília Santos, Coordenadora Interconcelhia da RBE.
Com esta visita (efetuada apenas a quatro bibliotecas do concelho), vimos reconhecido pelas autoridades acima mencionadas o trabalho que temos vindo a desenvolver nas quatro dimensões que refletem as área-chave de atividade das BE: Apoio ao Desenvolvimento Curricular; Leitura e Literacia; Projetos, Parcerias e Atividades Livres de Abertura à Comunidade; Gestão da Biblioteca Escolar.
Durante o tempo que permaneceram connosco, trocaram impressões com alunos e professores, inteiraram-se de projetos em curso, de dinâmicas e de constrangimentos.
                                            ..................................................................
Levaram um pouco de nós - boletins e jornais das BE, o livro A escrita acontece, marcadores e outros materiais produzidos pelos alunos e pela equipa - e deixaram-nos palavras de conforto, de reconhecimento e de incentivo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

IV Encontro das Bibliotecas Escolares de Leiria

IV ENCONTRO CONCELHIO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
wwwlerpontoescola
Leiria, Biblioteca Municipal ALV, 18/19 novembro 2011

Nos dias 18 e 19 de novembro realiza-se o IV Encontro das Bibliotecas Escolares de Leiria.
"A Biblioteca Municipal de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria e o Grupo de Trabalho Concelhio das Bibliotecas Escolares, em parceria com a Arquivo Livraria, o Centro de Formação Leirimar e o Centro de Rede de Cooperação e Aprendizagem da Batalha, vão realizar o IV Encontro da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares nos dias 18 e 19 de novembro, para Professores Bibliotecários do concelho de Leiria sob a temática “WWWlerpontoescola”.
Este Encontro pretende proporcionar momentos de reflexão sobre boas práticas de leitura, com projectos desenvolvidos nas bibliotecas, bem como a leitura em novos suportes."

As nossas Bibliotecas Escolares vão estar presentes e farão a divulgação do projeto "Bibliocaixas" no painel "Práticas de promoção de leitura", no dia 18.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

E a finalizar a festa das bibliotecas...Liliana Gonçalves!!!

A Liliana Gonçalves é uma contadora de histórias de quem gostamos muito.
E há quem diga, aqui na escola, que é a melhor contadora de histórias do mundo!!!
Pois hoje tivemos a sorte de a ter cá, durante o dia todo... bem, quase!

 A Liliana escolheu duas histórias: a do "Pinto, Pintão" e "A melrita" porque, confessou-nos, são duas das suas histórias preferidas.
                                                                                                    Obrigada, Liliana!!!

Depois da história, os meninos da pré desenharam o "Pinto, Pintão".
Ainda se conseguem ver restinhos da história... o famigerado pinto, claro está, mas também a árvore, a coruja, a raposa com a sua almofada e as moedas de ouro.