segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aqui estamos de novo, nós também, na escola sede...

No entanto, antes das notícias fresquinhas deste novo ano lectivo, queremos registar algo importante que, em junho, ficou por dizer!

Nós já desconfiávamos... Afinal, a escola também tem poesia. Tem ilustradores... pequenos escritores... e poetas! Não acreditam? A escrita acontece... não nos deixa mentir.
Publicado e posto à venda no dia da festa de encerramento do ano letivo 2010-2011, o livro é uma compilação de textos elaborados pelos alunos da escola sede e da sala laranja do Jardim de Infância da Cruz d'Areia no âmbito de atividades diversificadas: desafios e concursos promovidos pela Biblioteca Escolar José Saraiva; De turma em turma e Ídolos da Escrita, dois projetos do grupo disciplinar de Língua Portuguesa e, ainda, o atelier Brincar com as palavras.
Além da palavra escrita, também nos podemos deliciar com as ilustrações dos próprios autores dos textos e de muitos dos seus colegas.
Para não corrermos o risco de se perderem ou de caírem no esquecimento, e porque a qualidade dos trabalhos assim o exigia, um grupo de professores entendeu que deveriam ficar juntinhos, envolvidos por uma bela capa, atraente e sugestiva, da autoria de uma artista do 8º ano.
Se ainda não adquiriram um exemplar verdadeiramente representativo do empenho, imaginação e criatividade dos alunos da escola José Saraiva ao longo dos anos letivos de 2009-2011, ainda vão a tempo.
Na Biblioteca, claro!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A escola também é a nossa casa!

No dia 14 de Setembro, a escola da Cruz da Areia recebeu os seus novos alunos e respetivos pais/encarregados de educação.
Alguns alunos vinham pela primeira vez e estavam curiosos! Outros, "veteranos", por já terem frequentado o Jardim de Infância, sentiam-se em casa. Mas todos, todos, estavam entusiasmados e felizes.

Conheceram a biblioteca. Todos, pais, alunos e professores, foram convidados a usufruir do seu espaço e dos seus recursos, e a colaborar nas atividades que, ao longo do ano, se irão realizar.

Porque "A escola também é a nossa casa"!!!
Projeto educativo da escola da Escola da Cruz da Areia neste ano letivo

Aqui estamos de novo!!!!

A porta abriu-se devagarinho. Rangeu um pouco (há meses que estava presa àquela fechadura!!) e acomodou-se às mãos quentinhas que a libertavam.
Os livros, nas estantes, antevendo o que estava para acontecer, aprumaram-se.
Queriam causar boa impressão!
Este é o início de uma história que é a nossa: de todos os alunos, professores e pais.
Sejamos os seus protagonistas!
Bom ano a todos!